5 erros comuns na decoração da sala

decoração-sala

A sala é o ambiente que reúne a família e os amigos, seja para assistir jogos, conversar ou fazer maratona de filmes e séries. Por isso, a sala tem que ser aconchegante, sem deixar a elegância de lado. Confira os erros mais comuns na decoração deste ambiente:

 

1. Combinar tudo
Deixar tudo em um ambiente com as mesmas cores, tecidos e texturas para a decoração parecer uma coisa só, homogênea e sem graça.
Como evitar: Misture estilos entre as almofadas e tecidos. Se você realmente for muito fã de uma decoração mais coordenada, escolha seguir uma linha nas paredes ou nos móveis, mas nunca nos dois ao mesmo tempo.

 

2. Móveis desgrudados da parede
Empurrar todos os móveis contra as paredes faz com que o seu ambiente pareça estar no limite máximo de espaço.
Como evitar: Desgrude tudo da parede, mesmo que por alguns centímetros, pois isso trará uma sensação de profundidade para o cômodo. 

 

3. Usar cortinas curtas
Quando a cortina não chega até o chão, a impressão que se cria é de um pé-direito baixo.
Como evitar: A altura deve ser do chão ao teto. Além de melhorar o acabamento, essa solução amplia o pé-direito. Melhor ainda acrescentar 20 cm a cada lateral. 

 

4. Apenas uma luminária central
Muitos cômodos possuem apenas um tipo de fonte de iluminação, bem no centro do ambiente, o que faz o espaço parecer menor.
Como evitar: Escolha dois ou três tipos de luminárias e distribua pelo espaço. A luz irá rebater nas paredes e clarear até os cantinhos mais escuros. Se você não tem espaço para tanto, aposte nos espelhos, que refletem a luz natural pelo ambiente. 

 

5. Móveis que não acomodem a todos
Só porque o item é lindo não significa que ele combine com a sua casa. Não adianta eleger um sofá se você e seus convidados não se sentem confortáveis em usá-los.
Como evitar: Aposte na combinação entre o bonito e confortável. A dica também é apostar em tecidos agradáveis, em vez de priorizar apenas a aparência. 

 

Fonte: revistacasaejardim.globo.com