O inverno acabou e nele foram registradas tardes que chegaram a alcançar 35 graus em São Paulo. Temperatura digna de verão. A estação mais quente ainda está por vir e não seria de se admirar se ela chegasse batendo recordes no final do ano.

Neste cenário, o ar-condicionado dentro de casa passa cada vez mais longe do supérfluo e cada vez mais perto do necessário, mas junto com esta boa alternativa para aliviar vem também uma preocupação que é com o possível aumento do valor da conta de luz.

Pensando nisso separamos algumas dicas de como utilizar o conforto do ar-condicionado gastando pouco.

 

  Selo Procel                                              

 

Antes de investir num ar-condicionado certifique-se de que o aparelho possui o Selo Procel. Ele indica ao consumidor, se o equipamento apresenta boas condições energéticas dentro de sua categoria. O aparelho considerado mais econômico, é que está na categoria A de energia, basta verificar na etiqueta do produto.

                                  Limpeza nos filtros

 

A falta de limpeza dos filtros de ar condicionado, pode sabotar as intenções de economizar energia elétrica. Afinal a sujeira acumulada nos filtros, faz o aparelho trabalhar mais para refrigerar o ambiente.

 

                                  Ar condicionado inverter

 

O sistema inverter faz com que o compressor nunca precise ser desligado, e desta forma, picos de voltagem não ocorrem. Além disso não há oscilações na temperatura; ou seja, você não passa nem frio ou calor a cada instante, pois a temperatura será sempre a mesma.

O ar-condicionado sistema inverter ainda oferece a economia de energia, sendo que um aparelho de modelo Split Inverter consome cerca de 40% menos energia em comparação com um modelo que não possui este sistema.

 

                                      Use apenas quando necessário      

Se você não está em casa, deixe o aparelho desligado. Isso ajuda na economia de energia com o ar-condicionado. Existem muitos aparelhos que podem ser programados para desligar, são aqueles que possuem a opção Timer. Outra dica importante é instalar o aparelho num ambiente livre de equipamentos que geram calor, como fornos, eletrônicos e etc.

                       Escolha a potência correta

 

Escolher a potência correta é um ponto importantíssimo na economia de energia, a potência do ar-condicionado é medida por BTUS, portanto quanto maior o ambiente que você deseja climatizar, maior deverá ser a quantidade de BTUS.

 

Agora você já sabe que medidas tomar para ter o ar climatizado com baixo consumo.

 

Fonte: Gela Rápido