Brigas e discussões em assembleias: como evitar?

brigas-assembleia

Em condomínios, todas as decisões que envolvem o condomínio devem passar pela assembleia, onde será deliberada ou não. Porém, muitas vezes, o que era pra ser uma reunião pacifica para decidir os rumos do condomínio, acaba se tornando um palco para brigas e discussões nada amigáveis.

Por isso, separamos algumas dicas de como evitar esse cenário:

 

Organize os horários para cada assunto

Mantenha a calma e organize reuniões produtivas, estabelecendo tempo para cada um dos temas a serem tratados. Determine o horário para o fim da assembleia assim que ela começar.

 

Saiba lidar com temas polêmicos

Se a reunião prevê a análise de algum assunto polêmico, como regulamentos e convenção, é aconselhável encaminhar o assunto aos condôminos com antecedência. Assim evitando reação não esperada dos moradores.

 

Utilize recursos ao seu favor

Alguns mecanismos podem facilitar o andamento e a organização da assembleia antes mesmo que ela aconteça, como um livro para o registro de queixas, por exemplo.

 

Identifique condôminos que costumam atrapalhar

Em uma assembleia, os condôminos muitas vezes sabem quem pode ou não conturbar. É importante identificar antes quem costuma agredir ou ofender os demais, e assim evitar que essa pessoa inicie um conflito.

 

O importante é ter pulso firme e manter a calma. Além de administrar o condomínio, o síndico deve mediar conflitos entre moradores e evitar que brigas e confusões maiores venham a ocorrer.

Saiba como conduzir melhor uma assembleia de condomínio.