EFD-REINF: fique por dentro dessa nova obrigação!

O que é EFD-REINF?  

EFD-REINF é uma sigla para Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais. Essa obrigação faz parte do SPED e funciona como uma espécie de complemento, ao eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas).  

Como funciona?  

O módulo EFD-REINF é um mecanismo que mostra se a sua empresa pagou a menos ou a mais os tributos relacionados à prestação de serviços, através dele, o governo tem um controle sobre essas transações para arrecadar a quantidade certa de imposto, sendo assim evitando sonegações.  

O objetivo é de centralizar em um só lugar o acesso a diversas informações tributárias e previdenciárias, tornando a relação das empresas com os órgãos governamentais mais transparente, acessível e ágil.  

Quais informações devem ser passadas?   

No campo jurídico: Ações trabalhistas e depósitos judiciais.   

No campo tributário: Retenções de serviços tomados; retenções de serviços prestados; retenções de impostos na fonte; contribuições previdenciárias.   

No campo financeiro: Pagamentos e recebimento de serviços; benefícios Indiretos; pagamento de tributos e contribuições; receita de espetáculos desportivos.   

Suprimentos: Cadastro de prestadores de serviço; recebimento de notas fiscais; comercialização de produção rural.   

Tecnologia: Interfaces; extração da informação; cadastros; segurança da informação.   

Diante a quantidade de informações que devem ser prestadas ao Fisco com a nova obrigatoriedade, o empresário deve redobrar ainda mais sua preocupação, tanto em relação ao EFD-REINF quanto o eSocial, mantendo-se sempre atualizado com os prazos de entrega para não ser submetido à pagamento de multas por descumprimento.  

Saiba mais sobre o eSocial e as vantagens do novo programa.