O mês de novembro se inicia e com ele vem o Novembro Azul, que tem como objetivo alertar os homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.

 Câncer de Próstata                              

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdome; o órgão é muito pequeno, tem a forma de uma maça, se situando logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Ela envolve a porção inicial da uretra, tudo pelo qual a urina, armazenada na bexiga, é eliminada.

        Prevenção                                          

A prevenção do câncer de próstata é realizada por meio de hábitos saudáveis, como exercícios físicos, cessação do tabagismo, redução no consumo de álcool e dieta balanceada rica em frutas, verduras e legumes e baixa ingestão de gordura. Homens com mais de 45 anos que pertencem ao grupo de risco devem fazer exames de rotina anualmente para a detecção da doença.

                                             Exame de rotina

Os exames periódicos são essenciais para manter um cronograma de prevenção de doenças. Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde; se destaca os seguintes testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

. Toque Retal

. Verificação da pressão arterial

. Hemograma completo e teste de urina

. Teste de glicemia, para  prevenção de diabetes

. PSA

. Verificação do perímetro abdominal e teste de IMC.

 

Fonte: Blog da saúde Ministério da saúde